SC Partisan: Throw Tutorial Video

by

Fala povo!

Partisan, jogador e um dos moderadores do site 8Wayrun, postou um vídeo tutorial ensinando tudo o que você precisa saber sobre throws (agarrões, pegadinhas, chame como quiser), e como se defender deles. O vídeo ficou com um conteúdo bastante completo, acho que acabará ensinando bastante os jogadores.

Confira abaixo o vídeo:

Vídeo:

Como todos sabem, o agarrão é uma arma muito poderosa no jogo devido ao damage que causa (normalmente entre 45 e 60 dmg) e muitas vezes pode ser decisivo em uma partida. Nesse vídeo você poderá aprender os melhores meios de aplicá-los bem como evitá-los.

Aqui eu vou tentar passar o conteúdo do vídeo da forma mais simples possível pra vocês.

Agarrões ou “throws” são movimentos de ataque que possuem uma animação específica, que não podem ser defendidos e em regra atingem na curta distância.

Tipos de agarrões:

* Agarrões Normais (“Normal Throws”) – São executados pressionando A+G ou B+G. Todos os personagens do jogo possuem esse tipo de agarrão. Todos os agarrões normais podem ser quebrados ou evitados.

* Agarrões de Comando (“Command Throws”) – Exigem que o jogador realize um comando específico para a execução do agarrão. Normalmente estes ganham propriedades novas em relação aos agarrões normais, como aumento de damage, diminuição da janela de escape (é mais difícil quebrar o agarrão) ou acabam proporcionando combos, entre outras coisas. Apenas alguns persoangens possuem esse tipo de agarrão. Exemplo: Algol (66A+G), Cervantes (FC323 B+G), Cassandra (66B+G), Astaroth (63214:B+G), etc.

* “Crouch Throw” – São agarrões que apenas atingem oponentes que estão abaixados (“crouch position”) ou que estejam realizando algum comando que os faça ficar nessa posição (Ex: 236 do Nightmare). Esses agarrões possuem uma janela menor de escape, sendo mais difíceis de serem quebrados. Assim como os agarrões de comando, apenas alguns personagens possuem esse tipo de agarrão e normalmente a execução do comando se dá apertando 2 (pra baixo) com A+G ou B+G. Ex: Xianghua, Cassandra, Rock, Astaroth.

Obs: Para nós, os crouch throws são a mesma coisa que low throws.

* “Side Throws” – são agarrões normais ou de comando que atingem o oponente pelos lados (esquerda e direita). Normalmente causam mais damage que os agarrões normais e também podem ser quebrados ou evitados. Todos os personagens conseguem executar esse agarrão.

* “Back Throws” – São agarrões normais ou de comando que atingem o oponente de costas. Normalmente causam um dano expressivo e não podem ser quebrados (apenas os personagens Astaroth e Voldo conseguem fazer isso).

Tipos Especiais de agarrões:

* “Ground Throws” – Apenas atingem oponentes que estão caídos (“downed position”). Eles podem ser quebrados normalmente, como a maioria dos throws. Apenas Rock e Astaroth possuem esse tipo especial de agarrão.

* “Air Throws” – Apenas atingem oponentes que estiverem fora do chão (“Airbourne opponents”). Esse tipo de agarrão não pode ser quebrado e normalmente é utilizado após algum golpe que lança o oponente para o alto (“Launchers”). Todos são agarrões de comando e apenas Taki, Yoshimitsu e Astaroth os possuem no move list.

* “Low Throws” – São agarrões que são executados a partir da posição de abaixado (“Crouch position”) e podem ser defendidos e quebrados. Também possuem o efeito de tirar o oponente caído do chão (“pickup effect”). Apenas Siegfried e Nightmare possuem esse tipo de throw.

Obs: Não compartilhamos com essa classificação, pois para nós os “low throws” são  sinônimos de “crouch throws”. Na verdade, esses agarrões do Siegfried e do Nightmare são “attack throws”, até porque podem ser defendidos normalmente (vide Blog do Yamaki e Tutorial da Tower of Lost Souls – andares 3 e 4).

* Agarrões de ataque (“Attack Throws”) – São movimentos comuns do jogo que, ao atingir o oponente, ganham animação e propriedades de agarrão. Eles podem ser defendidos normalmente e, em alguns casos, podem ser quebrados como um agarrão comum. Apenas alguns personagens possuem esse tipo despecial de agarrão. Ex: Mitsurugi (6A+B), Cervantes (B2), Nightmare (2A+B).

Defesa contra throws:

O primeiro método para se defender de agarrões é controlar a distância e ficar longe do seu alcance. Como os throws são movimentos de ataque de curta distância, você consegue evitá-los com backstep. Como nem sempre é possível fazer isso durante uma luta inteira, passemos ao segundo método trazido por Partisan.

O segundo meio para evitar agarrões é evitá-los, na maioria dos casos, abaixando. Tirando aqueles tipos específicos de agarrões, todos eles são golpes high, podendo ser evitados apenas abaixando. Normalmente jogadores menos experientes utilizam esse método, pois é mais fácil de fazer e você evita por completo de receber o agarrão.Contudo, isso pode ser muito perigoso, já que, abaixado, você estará vulnerável a golpes mid e verticais, podendo receber grande quantidade de damage.

Alguns golpes também podem ser usados para evitar agarrões, o que exige um estudo mais aprofundando sobre o hit box do seu personagem. Exemplos vistos no vídeo sao 3B e 4K do Siegfried.

O terceiro e último método é quebrar o agarrão (“Throw Break” ou “Grapple Break”). Consiste em apertar A ou B no momento em que você é atingido pelo agarrão (A para A+G e B para B+G). Exige bastante prática, já que a janela de escape (momento que você pode quebrar o agarrão) é relativamente curto, exigindo bastante reflexo do jogador.

A janela de escape dependerá do tipo de agarrão. Normalmente agarrões de comando e “low throws” (especialmente aqueles com just frame) são os mais difíceis de serem quebrados, pois a janela é bem menor que a do agarrão normal.

É importante saber que só há uma chance de quebrar o agarrão. Ou seja, você não poderá utilizar A+B em conjunto para quebrar todo e qualquer agarrão. Ao apertar os dois botões, o jogo reconhecerá apenas um dois dois, tornando sua chance de quebrar agarrões sempre em 50%. Caso você aperte A+B de forma simultânea, o jogo reconhecerá como “A”.

Como exceção, o personagem The Apprentice tem um throw break especial, em que será possível utilizar A+B para quebrar qualquer agarrão (A+G ou B+G). Trata-se de um just input e, como tal, precisa ser apertado em um momento certo para ser reconhecido pelo jogo. Do contrário, o jogo reconhecerá apenas um dos dois (regra geral, como visto acima).

Há situações, contudo, que o throw break não será uma mera “roleta russa”, devendo o jogador analisar caso a caso. Por ex., se o jogador de Siegfried estiver de costas para a ponta da arena, muito provavelmente ele utilizará B+G para aplicar um ring out. Mesma coisa se eu oponente estiver com o Mitsurugi e você estiver de costas para uma parede ou pra o final da arena – provavelmente ele utilizará A+G para atingir um wall hit ou um ring out.

Também resta saber que existem 3 formas de quebrar o agarrão, dependendo do momento que você consegue fazer isso. Quanto mais cedo você quebrar o throw, menos desvantagem você estará em relação ao seu oponente, e isso poderá ser percebido pela animação que seu personagem fizer. Assim, caso você quebre o throw nos últimos instantes da janela de escape, nunca contra-ataque em seguida, pois provavelmente você será ser atingido primeiro caso o oponente também ataque.

Por fim, um último dado a saber é que todos os throws podem ser repelidos por just impact (assim como todos os movimentos de ataque do jogo).

É isso ai galera, espero que tenham curtido o vídeo feito pelo Partisan e pelo post aqui do blog. Espero que tenha gostado do o conteúdo exposto no vídeo e das adições que fiz ao traduzir o conteúdo nele exposto.

Eu mesmo tinha muita dificuldade em quebrar e evitar agarrões e eles podem ser realmente um problema e você pode acabar perdendo por causa deles. Como sugestão que funcionou comigo, o jeito para poder quebrá-los é ir ao trainning mode e treinar. Eu fiz dessa forma:

Primeiro, coloquem a CPU e usem o command playback para o oponente ficar agarrando. Escolham qualquer combinação e gravem no command playback. Fique quebrando os agarrões que você gravou por uns 10 min. Pode ser meio bobo, mas é ótimo para o início.

Segundo, no próprio trainning mode, mudem a opção “command playback” para CPU very hard ou edgemaster. E fique lutando com ela na defensiva tendo sempre em mente o agarrão que ela venha a soltar. Repita esse método até sentir que já está conseguindo sair dos agarrões

Terceiro, vá no versus e lute partidas reais contra aquele mesmo personagem que você colocou como oponente no trainning mode (sugiro Voldo, Rock ou Astaroth, que são as CPUs mais “agarronas”). E vá jogando normalmente e você perceberá que já não tomará mais os throws (exceto no caso de apertar o botão diverso).

Página do jogador no Youtube (subscrevam!):

http://www.youtube.com/user/SCPartisan

——————————————————————————–

Abraços e até a próxima!

Vini

Soul Calibur BR


Advertisements

Tags:

3 Responses to “SC Partisan: Throw Tutorial Video”

  1. Leandro Says:

    de primeira a matéria heim… valeu !

  2. Marcello F Says:

    Excelente post! Sempre tenho dificuldades em defender/prever Throws, mas um dia eu aprendo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: