Just Man: Cervantes

by

Fala galera!

Faz tempo que estava com a ideia de publicar matérias sobre os just inputs do game. Nada melhor do que começar com o personagem com mais justs do jogo, Cervantes.

Muitos jogadores no Youtube e na PSN também já me pergutaram bastante como fazer alguns golpes do Cervantes, em especial seus justs.

Então resolvi fazer um vídeo que ensinasse como fazer os justs, bem como que mostrasse alguma estratégia e o melhor uso deles.

O que é just frame?

Just frame (também conhecido como Just Input) é o input perfeito, ou seja, a execução perfeita de algum movimento do jogo, na forma requerida pelos programadores (http://yamakiblog.wordpress.com/2009/05/22/teoria-air-control-tech-trap-e-outros-detalhes/ by Yamaki). Os just inputs poderão fazer com que o movimento do personagem ganhe diversas propriedades ou efeitos, dentre os quais os mais comuns são aumento de damage ou de hits.

Outros efeitos poderão surgir com justs. Exemplos: “Pickup effect” no B2:B:B:B:B da Sophitia, propriedade de Ring Out no 214:B do Cervantes, menos frame de execução no FC 3a:B da Setsuka (I12), Wall hit “prolongado” no o a:g.A do Nightmare, entre outros.

Just Man

“Just Man” é o nome do projeto no qual eu farei vídeos ensinando os justs dos personagens que ainda não possuem vídeo no youtube.

A idéia surgiu depois depois de ver alguns vídeos no Youtube sobre o assunto, um do Yoshimitsu feito pelo jogador NeoRussell (Canadá) e outro pelo jogador CheeseOfTheDay (EUA), na época em que o pessoal e eu faziamos o vídeo especial da Comunidade Soul Calibur BR.

Video

Aqui vou explicar o vídeo, passo a passo, mostrando as propriedades recebidas com os justs. Aqui vou falar muito de frame data. Se você ainda não conhece os termos, dê uma lida no post sobre frame data desse mesmo blog (https://soulcaliburbr.wordpress.com/2008/09/03/sc4-tutorial-frame-data/ by Fox)

Gale Slash – 6A+B:B

– Aumento de Damage (44DMG)

-Aumento de hits (3HIT)

-Perda do Wall hit (mas mantendo o propriedade Ring Out)

Para fazer o just: Após o primeiro hit atingir o oponenente, espere um pouquinho e aperte “B”.

Dificuldade: Fácil.

Não há muito que se falar sobre esse just. A única coisa interessante é que ele perde o wall hit. Mas não há muito que se preocupar, pois mesmo sem o wall hit, a vesão just tira mais vida que a versão normal com wall. Fora que o wall hit da versão sem just é considerado ruim, porque não é possível combinar nenhuma sequência de combo.

Scissor Lifter – 3A:B

-Aumento de Damage (32DMG)

-Aumento de hits (3HIT)

-Efeito “Pickup” contra oponente caído

*apenas funciona “on hit” (precisa acertar o oponente)

Para fazer o just: Com o oponente em pé, após o primeiro hit, espere um pequeno espaço de tempo, e então aperte B. Se o oponente estiver no chão, aperte B no exato momento que o primeiro golpe acertar o adversário.

Dificuldade: De fácil a média.

Esse just é melhor que o anterior e pode ser muito útil quando o oponente não tiver uma leitura insana (é um low difícil de defender, normalmente). Fora que possibilita algumas continuações de combo, como B2, 2B+K e 214:B28B.

Também tem aquele efeito de tirar o oponente do chão quando ele estiver caído. Acho um dos efeitos mais bonitos do jogo (é meio Blazblue =P).

Instant Geo Da Ray – 214:B

-Aumento de hits (4HIT)

-Diminuição dos frames de execução (i15)

-Propriedade de Ring Out

Para fazer o just: Faça 214 rápidamente e aperte “B” logo em seguida (quase junto com o “4”).

Dificuldade: Média.

Esse just pode ser bastante útil, especialmente para combos. Trata-se de um golpe bem rápido, podendo pegar o oponente desprevinido. Uma ótima forma de usá-lo é realizando um golpe seguro antes (golpe com pouca ou nenhuma quantidade de frames de desvantagem) e depois fazer o comando para pegar o oponente de surpresa. Também pode ser usado como punição para alguns golpes do adversário que você defender.

Mas cuidado. Apesar de ser um golpe que recompensa bastante o jogador, ele é bastante inseguro, pois deixa muitos frames de desvantagem quando defendido  (i-23). Fora que ele também pode te jogar pra fora da arena, fazendo você perder instantaneamente por Ring Out. Use-o com sabedoria.

Instant Dark Flame – 214:6

-Diminuição dos frames de execução (i?)

-Efeito “slide”

Para fazer o just: Faça 2146 bem rapidamente. Requer treinamento para domínio do just.

Dificuldade: Difícil.

Bom, a utilização desse just é basicamente para atingir seu oponente pelas costas com B+K, causando stun garantido (non recoverable ou unshackeable stun), possibilitando combos. Com ele você poderá conectar 2A+B, 3B, 22*88B, entre outros golpes. Também pode ser usado para atingir o oponente no ar, dando aquele feito “slide”, em que o oponente “escorrega” no chão (também chamado de efeito “Hilde” pelo nosso camarada Edge=P).

Como pode ser visto no vídeo, nem sempre você conseguirá passar através do adversário, especialmente quando ele tiver um grande hit box (ex: Astaroth, Rock). Contudo, se o oponente estiver na situação de stun (recoverable ou não) ou em counter hit, será extremamente fácil passar pelo adversário, atingindo-o com o B+K.

Também você estará invulnerável a qualquer low durante esse golpe. Mids e Highs  do adversário poderão interromper esse move, se eles forem mais rápidos (tiverem menos frame de execução que o 214:6).

Assim como no caso do IGeo Da Ray, você pode usar golpes seguros na defesa do oponente antes do 214:6, pegando o oponente de surpresa.

Cannonball Lifter – 3B:B

-Wall hit

*Funciona apenas “on counter hit” (precisa atingir o oponente em counter ou em situação de stun)

Para fazer o just: Aperte “B” (ou 4B para a variação) no mesmo momento que o primeiro golpe atingir o adversário. Lembrando que ele só funcionará em counter ou stun.

Dificuldade: Média.

Não há muito segredo nesse just. Ele será útil no meio de wall combos ou para, eventualmente, tentar um ring out (que é até razoável).

Ele possui uma variação (assim como o golpe comum) em que o Cervantes teleportará no setido oposto. Não é muito útil, pois não é possível causar RO nem wall hit com isso. Causa 3 DMG a mais que a primeira versão e só.

Iceberg Circular – 8A+B:B+K

-Wall hit

-Efeito “slide”

Para fazer o just: Logo que o corpo de Cervantes virar para a execução do primeiro move, aperte B+K.

Dificuldade: Média.

Esse é um just “anômalo”. Normalmente, quando você stiver executando um just frame, o personagem terá um brilho e fará um som característico. Esse just é uma exceção (não me pergunte o porquê). O mesmo ocorre com o 4KK:B+K e com o 3K:B+K.

Ele será útil basicamente no meio de combos. Ele tem esse feito “Hilde” (slide) que joga o oponente para o chão deslizando, fazendo com que o jogador combine mais golpes para a execução de combos. Ele também tem wall hit, mas  que é bem específico e dificilmente será utilizável (depende de um certo espaço).

Anchor Steep Kick – 4K.K:B+K

-Ataque extra

-Aumento de Hits (apenas durante wall combo)

Para fazer o just: Aperte B+K quando o pé de Cervantes encostar no chão.

Dificuldade: Difícil.

Esse just será usado para uma única finalidade: Para prolongar wall combos. No vídeo eu dou um exemplo do uso desse just, que acaba prolongando um combo garantido até 125DMG.

Anchor Middle Kick – 3K:B+K

– Ataque extra

Para fazer o just: O mesmo método para o just anterior (quando o pé de Cervantes tocar o chão). Contudo, é importante lembrar que a animação desse golpe é um pouco mais rápida.

Dificuldade: de média a difícil.

Sinceramente, não vejo quase nenhuma utilidade pra esse just. Isso porque ele não pode ser usado em nenhum combo, pois ele não dá, em nenhuma situação, um hit extra. Ele dá apenas um ataque extra, que pode ser defendido pelo adversário. Você poderá eventualmente conectar o 214:B (ou outro golpe mais rápido) se você atingir o B+K em counter, o que não é nada fácil de fazer. É preferível usar apenas o 3K como poke e nada mais.

Dark Geo Da ray~Instant Dark Flame – 4A+B:6

-Aumento de hits (se usado com B+K)

-Efeito “silde”

Para fazer o just: Quando Cervantes aparecer, espere um pouco e aperte “6”.

Dificuldade: Média

Pouca gente conhece esse just. Na verdade, aprendi esse move com o Toshiaki quando ele treinava um skill pra quebrar um mind game de uma das stances do Nightmare. Antes disso, nunca tinha ouvido falar.

Esse just só será útil para a realização de combos. É a mesma estratégia usada nos combos com o 214:6 com o oponente no ar, já citada anteriormente.

Turbulence Lift – B+G:B

-Aumento de Damage (entre 60 e 70DMG)

-Aumento de hits

Para fazer o just: Quando o oponente estiver o mais próximo possível de chegar ao chão, aperte B.

Dificuldade: Difícil.

É o thow just do Cervantes. Não há muito que comentar. Cervantes subirá e atacará o oponente novamente. O dano causado dependerá do hit box do adversário. Quanto maior, mais dano causará.

Cuidado, pois algumas vezes, mesmo acertando o just, Cervantes subirá, mas não atingirá o adversário, deixando infinitos frames de desvantagem. Use esse just com cautela.

Então galera, espero que vocês tenham gostado. Tentei fazer algo mais completo o possível, dentro do razoável. Qualquer coisa, é só perguntarem. Se tiverem críticas, sugestões, também podem mandar.

Se você tem algua dificuldade com algum char que ainda não possui vídeo na internet, me mande um e-mail para vini_mendonca21@hotmail.com ou me mande um scrap pelo orkut. Qual char você gostaria de ver no próximo Just man?

Abraços e até a próxima!

Vini

Soul Calibur BR

Advertisements

Tags:

3 Responses to “Just Man: Cervantes”

  1. toshiakibr Says:

    Tá ótimo Vini!! A galera que joga com esses chars vai adorar! 5 Estrelas! rs

  2. Gustavo Says:

    Ficou muito bom, bem explicadinho! Parabéns, Vini!

  3. Leandro Says:

    da hora demais !!!!

    é graças a jogadores assim que o jogo não cai no esquecimento… parabéns pelo trabalho meu velho, de primeiríssima mesmo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: