Casual Friday: Guard Impact e relacionados

by

GI e variados

Olá a todos! Nesse post pretendemos mostrar a vocês o Guard Impact, suas derivações e respectivas funções.

Quem é que nunca tomou um Guard Impact jogando Soul?! Mas o que é Guard Impact? Como é feito?! Para que serve?

Existem dois tipos de Guard Impact: Repel e Parry e há ainda também o Just Impact, que teoricamente é um Guard Impact feito no frame exato em que o golpe te acertará. Vamos tratar cada um de uma vez aqui.

Execução
Guard Impact: Repel
Guard Impact: Repel

Para fazer um Repel você deve pressionar para frente e defesa simultanemente no momento em que o ataque supostamente for lhe acertar.
Se você executar o comando sem nenhum ataque o acertando poderá notar a animação diferenciada do personagem.
Se você exercutar o comando acertando o ataque do personagem notará um brilho verde e o seu personagem em vantagem.

Guard Impact: Parry
Guard Impact: Parry
Para fazer um Parry você deve pressionar para trás e defesa simultaneamente no momento em que o ataque supostamente for lhe acertar.
Se você acertar o comando notará um brilho azul e seu adversário será jogado no chão.

Just Impact
Just Impact
Para fazer um Just Impact você deve pressionar para frente e defesa no momento EXATO em que o ataque for lhe acertar. Você notará um brilho vermelho.

Guard Impact Attack ou Auto Guard Impact
Auto Guard Impact
Cada personagem possui(em) comando(s) para executar esses ataques, esses são ataques em que a arma do seu personagem fica com um brilho roxo e neste momento ele pode repelir algum tipo de ataque.

Funcionalidades
Guard Impact: Repel
A função do Repel é deixar o usuário em vantagem de frames (ou seja, se você der um Repel e usar um ataque muito rápido seu inimigo não poderá defender ele terá que usar outro Guard Impact para se defender) e gastar a Soul Gauge (Soul Gauge é a bolinha colorida que fica ao lado do Life do personagem, quando essa barra pisca em vermelho está prestes a estourar e assim o adversário pode executar o Critical Finish, para finalizar a luta).

Guard Impact: Parry
A função do Parry é o contrário do Repel, em contrapartida do Repel tirar a sua Soul Gauge você pode usar o Parry para recuperá-la e ficar em vantagem estratégica deixando o seu oponente no chão.

Just Impact
A função do Just Impact é deixar em vantagem de frames assim como o Guard Impact, porém muito maior! O Just Impact ainda transforma qualquer ataque feito imediatamente depois dele em Counter, garantindo alguns combos e para finalizar ele repele golpes que não podem ser repelidos normalmente, como agarrões e golpes Unblockable (de fogo).

Guard Impact Attack ou Auto Guard Impact
Não existe uma regra para esses golpes, cada personagem possui um comando que repele cada tipo de ataque, alguns repelem apenas golpes High, outros apenas golpes Mid, outros apenas chute, outros apenas golpes que vem de cima pra baixo e assim vai, deve a você estudar as possibilidades para descobrir o que seu personagem faz. Para saber qual golpe do seu personagem tem essa prioridade procure pela legenda “IMP” ao lado do nome do golpe no Command List.

Aqui vai um vídeo do uso dos aGI (Auto Guard Impact) fazendo Just Impact, uma técnica extremamente difícil e muitas vezes inviável em lutas (já que existem outras estratégias mais fáceis e viáveis em luta).

E este é um vídeo combo da Sophitia feito por mim, pode-se notar o uso de aGI em alguns combos e no final um Just Impact seguido de combo em Counter

Valeu, galera! É isso! Qualquer dúvida, sugestão ou erro que eu tenha cometido, postem aí!

Abraços!!

Advertisements

10 Responses to “Casual Friday: Guard Impact e relacionados”

  1. Leandro Says:

    casual friday de 1º… muito bem explicado, parabéns toshi !

  2. Leandro Says:

    e sinceramente, não sabia que o auto guard impct tinha essa propriedade de repelir golpes especiais (fogo/indefensáveis)

  3. Vini Says:

    Muito bom o post Toshi, bem didático, ainda mais porque fez de forma ilustrada. Tenho certeza que vai acrescentar muuuiiiito aos players que lerem.
    Vou fazer uns adendos (momento Boça on) =PPP

    No back GI ou parry, há ainda a possibilidade de causar wall hit no adversário, proporcionando, na maioria dos casos, combos. Trata-se de inovação, que não existia no SC3.

    Quanto ao just inpact, seja executado de forma normal (frente+G no frame exato), seja pela forma de AGI (ex: mãozinha maldita do Night), pode repelir qualquer golpe do jogo, o que inclui throws (outra inovação do SC3 pro SC4, já que na versão anterior era possível tirar throws com repel comum) e unblockeables.
    Abraços!

    • vinimf Says:

      Ah, só uma observação. Quanto aos AGIs, não conheço nenhum que possa repelir throws. Em tese, se feito em just impact, poderia, mas só por causa das propriedades do just impact.

  4. Double-D (Denis) Says:

    Ficou bem legal e resumido.
    Parabens pelo trabalho e pela idéia.

  5. toshiakibr Says:

    Muito Obrigado!! Eu tb nao sabia cara, Yamaki tinha me dito, mas eu nunca tinha visto, eu tentei, tentei e nunca consegui, hoje pesquisando achei esse vídeo! Muito legal, né?!

  6. Raphael Rangel Says:

    Bom, o site é muito bom, pq vcs nao fazem uma especie de competiçao de melhor personangem do chacarter creation? seria bem legal ver a criatividade dos jogadores aki no soul calibur IV, e po nao consigo usar a internet no ps3 entao n posso jogar online, droga!…. mas fazer oque

  7. SC Partisan: Throw Tutorial Video « Soul Calibur Brasil Says:

    […] fim, um último dado a saber é que todos os throws podem ser repelidos por just impact (assim como todos os movimentos de ataque do […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: