Casual Friday: Stances

by

Está na hora de dar um upgrade no seu jogo!

Quando jogava Soul Calibur IV online com mais frequência, tive a oportunidade de jogar contra muitos oponentes. E a grande maioria não sabia usar as stances dos personagens (ou simplesmente não usavam).

Aqui eu vou explicar essa variação de jogo e as vantagens de incorporá-la ao seu gameplay.

Stance

Mas o que seria uma stance?

Stance, traduzida para o português, significa postura (ou postura de corpo).

Em uma entrevista fornecida ao site Portal Versus, o jogador e amigo Alexis (também conhecido como Lin) conceitua de forma simples, porém perfeita, que stance é uma “base de jogo”.

Justamente.

Uma base da qual o jogador consegue utilizar outras variações que ele não conseguiria usar na stance comum do personagem. É como se o personagem ganhasse golpes novos, os quais só podem ser executados naquela base. Exemplos: Mist (Mitsurugi) – 6B+K; Grim Stride (Nightmare) 236; Whip (Ivy) – A+K (from Coiled).

Embora seja óbvio, é bom frisar que todo personagem possui ao menos uma stance, que será sua stance comum de jogo. Importante falar também que a presença ou não de mais de uma stance não torna o personagem mais forte que o outro. Ele apenas terá um leque maior de opções que, dependendo do modo de uso (certo ou errado), podem tanto prejudicar como auxiliar o jogador.

“Special Stances” e “Sides”

As stances possuem uma pequena classificação oficial. Elas podem ser chamadas de Special Stances (bases especiais) ou simplesmente Stances (ou Sides).

As Sides são stances que mudam completamente (ou quase que) completamente o gameplay do personagem, mas mantendo de forma integral do sistema do jogo. Nesse caso, o personagem tem um move list completo e o sistema e recursos do jogo são mantidos integralmente (guard impact, defesa, posições de jogo, 8wayrun, etc). Exemplos: Coiled Stance da Ivy, Gloomy Stance da Tira.

Você poderá perceber facilmente quando se tratar de uma side quando o personagem poder defender ou executar guard impact normalmente. No caso das sides, é como se o personagem virasse outro personagem novo e diferente.

Já no caso das Special Stances, o gameplay é mais limitado. Aqui, o personagem, na maioria dos casos, recebe poucos golpes, mas que dão ótima variação de jogo, normalmente proporcionando “mind game” (ou jogo psicológico). Nessa hipótese, o sistema de jogo muda, sendo facilmente identificável pela ausência de defesa e de guard impact. Ou seja, em uma special stance, o jogador não poderá defender (ou usar guard impact normalmente). Exemplos: Mist do Mitsurugi, Grim Stride do Nightmare, Serpent´s Embrance da Ivy.

Sob uma outra ótica, as stances podem ser estáticas ou momentâneas.

A stance estática é aquela em que o personagem ficará naquela base até o jogador fazer algo. Se o jogador não executar nada, o personagem permanecerá indefinidamente naquela postura (Ex: Mist do Mitsurugi, Nigh Side Stance do Nightmare, Jolly Side da Tira).

Será momentânea quando a Stance tiver um tempo de duração. Nesse caso, após a execução, o personagem sairá da stance sozinho e voltará para a sua stance comum de jogo. Exemplo: Todas as stances da Amy (236; A+K, B+K), Maxi, Xianghua, Grim Stride do Nightmare (236).

Vantagens

Porque não “vantagens ou desvantagens”? Simples. Porque não há nenhuma desvantagem em usar as stances. Com o uso delas você só terá vantagens de jogo e ainda conseguirá utilizar ainda mais o que o personagem tem a proporcionar. A questão de você se dar bem ou não, dependerá das situações e a forma pela qual você usará as stances.

Como falado anteriormente, um dos principais motivos para o uso das stances (principalmente as special stances), é para proporcionar ao seu jogo um “mind game” ou jogo psicológico.

Em qualquer jogo de luta (que preste =P) existe jogo psicológico, uns com mais frequência, outros com menos. Mas todos (que prestam[2]) têm.

No jogo psicológico, você tomará ações a fim de influenciar mentalmente no jogo do adversário. Isto é, de forma simples, você vai querer que o jogador faça algo, com a finalidade de atingí-lo ou causar algum prejuízo pra ele.

Os exemplos clássicos de personagens com mind games muito bons com o uso das stances são o Mitsurugi e o Siegfried. A variação de golpes rápidos, lentos, high, mid e low fazem um jogo psicológido muito forte e, na maioria das vezes, torna a leitura de jogo bem difícil.

As stances também trazem mais utilidade com a variação. As stances da Ivy, por exemplo, fazem com que ela seja um personagem excelente em todo o tipo de distância. Com Whip ela possui um dos melhores controles de distância do jogo, podendo dificultar bastante a aproximação do personagem. Já no mid e short range, ela tem a Coiled e a Sword stance, que trazem golpes mais rápidos e seguros.

Para melhor ilustrar isso, trago a vocês um vídeo que traduz muito bem o que foi exposto:

Trata-se de um match bem high level entre dois grandes jogadores, Belial (Mitsu) e Malek (Ivy), nas quartas de final de um campeonato ocorrido na França no ano de 2009. Percebam como o Belial (Rússia) utiliza muito bem as stances do Mitsurugi e, com isso, o jogo acaba causando prejuízos devastadores ao jogo do adversário (como, por ex., aos 1:12 e 2:14 do vídeo). Vejam, ainda, como o Malek (França) também faz um excelente uso das stances da Ivy, trocando-as a todo momento, visualizando qual será a mais útil em cada situação. Notem, ainda, o controle de distância com a Whip e as demais variações.

Outro vídeo que demonstra as variações que um bom uso das stances proporciona:

Trata-se do primeiro match na jaula da final do 2º campeonato Top Players de Soul Calibur 4 ocorrido no Brasil em Janeiro de 2009, entre os jogadores Edge (Talim) e Leandro “The Lion” (Amy). Percebam como as variações de mid e low das stances da Talim tornam difícil a leitura e confundem bastante o adversário. Percebam também o mind game que a variação do 236 da Amy, com o uso do 2B+K ou um mid e o A+K podem também confundir totalmente o seu adversário.

E como último vídeo:

Trata-se de um casual feito entre a jogadora (e prodígio feminino) Kayane (Xianghua) e o jogador SomethingUnique (Kilik). Perceba que a Xianghua possui throws durante o uso de suas special stances, algo que pode surpreender ainda mais o adversário, já que ele já tem que se preocupar com a variação de mids e lows.

Enfim, para saber se seu personagem possui outras stances, basta consultar no move list dele. Para verificar as special stances, basta olhar o campo “special moves” do move list de seu char. No caso das sides, você poderá verificar em todo o move list, toda vez que antes do golpe aparecer “during (pi pi pi pá pá pá) side”.

E para usar bem as stances dos personagens, não há outro meio senão tentar usá-los em versus. Você pode até praticar os moves e skills no trainning mode, mas o bom uso das variações e mind games você só vai adquirir em versus com outros players.

Por fim, deve-se lembrar novamente que se, caso seu personagem favorito não possua stances (Ex: Astaroth, Zasalamel, etc), não se preocupe, pois isso não significa que ela seja pior ou melhor que o outro char. Cada personagem tem sua mecânica e estilo de jogo.

Qualquer dúvida, não deixem de perguntar, galera. Perguntem mesmo!

-Imagem:

Xianghua e Seong Mina by A_Bad_Idea (http://www.8wayrun.com/f20/the-soul-calibur-iv-documentaries-t684/)

-Outras referências:

Versus Cast 04 – Portal Versus (http://www.portalversus.com.br/index.php/category/versuscast)

Abraços e até a próxima!

Vini

Soul Calibur BR

Advertisements

7 Responses to “Casual Friday: Stances”

  1. Toshiaki Says:

    Mto bom Vini!! Minha única represália é que na minha opinião algumas stances apresentam desvantagem sim, principalmente quanto a frame data, por exemplo, se o Lizard entra na Crawling nao importa ql golpe ele use, em seguida qualquer personagem que agarra embaixo pega ele garantido, tem tb o Siegfried que qnd poe a espada nas costas fica vulnerável a alguns personagens, mas isso são particularidades. Mais uma vez Parabéns!

    • vinimf Says:

      Valeu mano Toshi!
      então, existem situações e situações. As stances em si não trazem desvantagem nenhuma, só acrescentam, somam. Como eu disse, o mau uso delas é que pode trazer desvantagem.
      A Crawl Stance pode ser usada como jogo psicológico. Vi muitos vídeos dos caras de HK a usando muito bem. MAs não é uma stance ESSENCIAL no jogo dele. Eu a vejo apenas nos sentidos de variação e um tipo de mind game msm q o jogador pode aplicar.
      Já a stance do Sieg eu tenho que discordar, pq ela é essencial no jogo psicológico dele, nem que seja durante a troca de stances. Ela é tão importante qto as outras. Fora q os jogadores de Sieg usam direto o 3(B) que entra automaticamente nela e é safe (dá pra dar K depois, q qse sempre pega antes^^).
      Abração!

      • vinimf Says:

        Ah Toshi,
        eu quis dizer q é safe pq deixa poucos frames de desvantagem (ou negativos). Vulnerável ela é, até porque não tem defesa nem AGI (pela frente).

  2. Kensuke Says:

    A taki tem stance (especial ou nao)?
    Ps: muito boa a postagem ^-^

    • vinimf Says:

      Tem sim, acho q umas 4 ou 5. Olhe no move list dela, na última guia que aparecer no seu vídeo.
      Eu sei q as principais são o Possession – 214 (mind game muito bom) e windroll – B+K (lembrei pq o nome é muito style =P). Tem o pulinho com A+K também que pode ser útil pra controle, sair de perto da borda da arena, etc.
      Ah, vlw!
      =)

  3. Soul Edge (Phantom) Says:

    Muito bom, o tuto.
    Agora, nos campeonatos, teremos + desafios, ki boooom ^^
    Se possível, gostaria de sugerir mais algumas stances:

    SIEGFRIED
    As stances de Siegfried podem ter efeito de Guard Impact e são fixas:
    B+K – Base Hold Stance (Se quer mandar o inimigo pelos ares, use esse)
    Cima ou Baixo B+K – Chief Hold Stance (Muito usada pelo Guard Break B)
    Trás B+K – Side Hold Stance (Usando essa stance, o Ring Out é fácil)
    Frente B+K – Reverse Side Hold Stance (os golpes tornam-se Turning Around)

    TAKI
    (Respondendo a pergunta do amigo em cima)
    As stances de Taki são passageiras, então, você tem que ser rápido:
    Baixo / Baixo+Trás / Trás – Possession (Pouco usada por ser a mais rápida e a mais difícil)
    B+K – Wind Roll (Para mandar o inimigo pelos ares com combos)
    Cima ou Baixo B+K – Side Roll (Use como esquiva e contra ataque)
    A+K – Shadow Jump (Pode ser esquiva, mas os atks são poderosos)

  4. Moncler winter men vests for women Says:

    What scholastic piece.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: