Casual Friday: Mixup e Mindgames

by

{Se você se pergunta sobre um possível “5 dicas para jogadores avançados”, ele não será feito no casual friday… não tem nada de casual nisso ^^}

Vamos falar de uma coisa muito simples, mas ao mesmo tempo muito complicada: Mixup.

O que é mixup??? Se existe uma forma de definir o termo seria “a habilidade ou possibilidade de variação do seu ataque para surpreender seu oponente.”

Mas qual a complexidade disso???

Se o seu oponente sabe defender (e isso por sí só não é um mérito…) você terá que atacar em momentos e locais onde o inimigo não espera… então vamos as suas opções.

Golpes low ou mids: Essa é a forma mais simples de você atacar um oponente que está defendendo. Quase todos os jogadores defendem sempre de pé, então nada mais lógico do que atacar o seu oponente com um golpe low. Alguns personagens são mestres em atacar com golpes low tão rápidos que o oponente tem que ter reflexos muito rápidos ou prever as suas intenções. (Amy, Mitsurugui, Setsuka…)

Golpes mid ou agarrões: essa variação é muito interessante pois uma das melhores formas de escapar de um agarrão é abaixando antes… em uma situação onde você pode agarrar, tente simplesmente atacar com um golpe mid. (útil para todos, mas especialmente importante para personagens que tem um alcance maior no agarrão, como Astaroth, Siegfried, Nightmare, Vader)

String interruption: muitos golpes tem dois ou três hits, e permitem que você altere o golpe (ex: 4AAA ou 4AB da sophitia), elas em si podem ser muito úteis, também é possível parar a sequencia no meio, para pegar o oponente de surpresa e usar outro golpe (6AA 236 2B+K da Amy, é uma das variações mais fortes do jogo, a Xianghua também é mestre nesse assunto)

Unblockables: esses golpes de fogo geralmente são muito lentos, mas tem alguns que são rápidos e/ou podem ser cancelados (especialmente útil para Astaroth, Sophitia, Amy e Raphael).

Frame traps: Frame traps são golpes que te dão vantagem em frames (ao contrário da ordem natural das coisas). Se você ataca com um golpe que tem frame traps e ataca novamente com outro golpe, se o oponente tentar te atacar ele irá tomar o golpe.

Existem outras opções, mas cabe a você descobrir o que funciona melhor pra você ou contra os oponentes.

Mindgames: Não podemos falar de mixup sem falar de mindgames, que é “a capacidade (ou até a arte) de condicionar seus oponentes a tomarem as opções que você deseja”

Ou seja, como você pode condicionar seus oponentes a abaixarem ou até mesmo tomarem uma decisão que perca da sua.

As duas coisas estão muito ligadas pois você apenas pode desfrutar do seu mixup se você já sabe qual será a opção de defesa do inimigo, e existe toda uma estratégia para condicionar seu inimigo.

Por exemplo: tente correr e agarrar seu oponente 3 vezes seguidas, e na próxima vez use um golpe mid.

ou pior ainda: Com a Amy, tente usar aleatoriamente 66BA ou 2B+K… o cara vai ficar maluco.

Com a sophitia, use 22A[A] umas duas vezes e da próxima vez não segure o segundo A…

use um frame trap, e ao invés de dar um outro golpe rápido tente dar um golpe lento para o inimigo errar o parry dele.

Enfim, o segredo aqui é ser sacana mesmo… o foco do sucesso na sua ofensiva é atacar de forma eficiente e de forma que seu oponente não possa antecipar suas jogadas… por isso quanto mais você condicionar ele a achar que você irá usar um golpe, maior será a surpresa dele ao você usar o outro.

Espero que essa introdução a esse aspecto fundamental tenha sido útil… semana que vem o Casual Friday vai ficar na mão do vini (provavelmente com outro artigo sobre a Tower of Lost Souls)… então não percam ^^.

Yamaki

Soul Calibur BR

Advertisements

Tags:

One Response to “Casual Friday: Mixup e Mindgames”

  1. Osvaldo Souza Says:

    Tenho q melhorar muito o meu mix-up e mind game.

    Eeeta nóis!

    Mas vamos com calma, one step at a time!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: