Casual Friday: 5 dicas para jogadores intermediários

by

Semana passada foi dedicada para os jogadores iniciantes, com dicas simples (e até algumas “apelações”) e fáceis de aprender, mas que são usadas pelos melhores jogadores do mundo.

Agora iremos dar algumas dicas e conselhos para os jogadores que sabem jogar (até bem), mas ainda não se sentem seguros para participar de um campeonato.

Eu estou supondo que você conhece a terminologia do jogo e tem uma noção básica de todos os conceitos

5- Aprenda um modelo “padrão” de ataque.

É muito útil você criar uma forma padrão de ataque, que deixa o oponente em dúvida e sob pressão. Existem duas utilidades para isso: 1- isso impede que você se irrite demais pensando de que modo atacar (e geralmente quanto mais alguém se irrita, pior ele joga), 2- O oponente terá que se preocupar muito mais que você, pois você já terá a resposta decorada caso ele defenda.

E não é nada difícil fazer isso… eu vou fazer uma bem simples agora só pra demonstrar.

Com a Sophitia: Inicie com 66B -> 236236B -> pule sobre o inimigo -> de costas (BT) use B+K -> repita o 66B…

E existem opcões caso o oponente defenda cada um desses passos.

Caso defenda 66B -> 4B+K (esquiva de golpes High e causa um dano bom na Soul Gauge).

Caso defenda o B+K, use 2K da próxima vez, seguido por 4B.

Até o oponente descobrir como defender todas essas opções, você estará com a vantagem de life e rounds… sem trabalho nenhum.

E a melhor forma de treinar isso é contra o computador… o que não exige nenhum trabalho extra do que liberar os itens do jogo (e permite você esconder a estratégia dos seus amigos ^^)

4- Aprenda a jogar “errado” quando necessário

Um bom jogador sabe quando deve atacar e quando deve defender, e sabe quando a melhor opção do oponente é defender.

Por isso é interessante você atacar quando está em uma desvantagem de frames (-1 a -3 frames geralmente) para pegar o inimigo no meio de um golpe lento (e que geralmente oferecem uma variação mid/low)

Use um golpe rápido para quebrar o golpe do oponente e adquira a vantagem de modo  surpeendente.

Apenas lembre que Soul Calibur é bem diferente de Street, onde um Shoryuken pode te safar de um problemão… Use essa  estratégia apenas quando você sabe que o oponente vai usar um golpe (bem) mais lento que o seu.

3- Não seja previsível

Isso é uma variação do item anterior. os bons jogadores não apenas sabem qual a melhor opção para o oponente, mas também analisam as tendências do adversário para retaliar do melhor modo possível. No momento que você se torna previsível, está dando uma chance absurda para que o oponente use Guard Impact ataques que desviem do seu golpe.

Por isso, caso o oponente esteja defendendo tudo e punindo, tente variar como usar um golpe mais lento que o normal, agarrar ou até um “ataque falso” (bG-> tocar o em um botão de ataque e imediatamente cancelar com G)… você não tem idéia de quantas vezes um oponente errou um Gquar Impact e ficou vulnerável por 20  frames…

A mesma coisa se você está na ofensiva, se você acerta um GI e o oponente te devolve o golpe, é uma boa idéia usar um golpe mais lento, o oponente erra o “re-parry”dele e você consegue dar mais dano ainda. Ou até agarrar (pois o parry irá defender o agarrão apenas se for um Just Impact)


2- Macetes do jogo

O Soul Calibur é um dos jogos mais fáceis de se aprender, mas mesmo assim tem alguns detalhes que podem passar desapercebidos durante o seu aprendizado.

a- Defesa ideal: Você está com uma desvantagem absurda de frames e não tem a menor idéia do próximo ataque do inimgo? Defenda (com G) e aperte A e B freneticamente! Não é o correto, mas permite que você defenda golpes high e mid e ainda com 50% de chance de defender qualquer agarrão.

b- 8wayrun: geralmente para usar um golpe 8wayrun você precisa apertar duas vezes na direção ou segurar por um ou dois segundos. Mas é possível usar esses golpes com apenas um toque caso você já esteja no modo 8wayrun (durante um step, por exemplo)… então se você quer dar um ataque surpresa; entre no 8WR, aperte o direcional no lado desejado e use o golpe.

EXEMPLO: Sophitia -> 11 3B (você dá a pinta que vai usar o 11A que é low, mas usa o 33B que é mid e dá ring out)

c- Late throw break: não é tekken, mas alguns agarrões iniciam sua animação antes que a janela de quebra termine… é bem difícil de fazer isso, mas você pode tentar ver o começo do agarrão e quebrar ele no último momento.

1- PERCA!!!

Sim muito estranho, ninguém joga pra perder… mas chega um momento da vida que você só melhora ao jogar contra pessoas melhores que você… analisa o que fez de errado e de que modo foi derrotado.

Não importa o quanto você estude o jogo, fique no training mode e tals… uma hora você vai parar de melhorar pois não é a sua execução ou o seu conhecimento que estão deficientes, mas sim a sua própria mentalidade e ritmo de jogo. (e isso não é papinho de futebol… qualquer jogo de luta é 100% mental, então o que define o vencedor é o cara que pensa e advinha as escolhas do oponente… quando ele vai abaixar, quando ele vai atacar… etc.)

Por isso mesmo, se você entendeu todas as dicas acima e ainda não tentou participar de um torneio, faça um favor a si mesmo e tente… as vezes você apenas descobre coisas sobre o seu jogo quando perde, e entender as suas deficiências é fundamental para ser um bom jogador.

E essas são as 5 dicas… dá pra falar muito mais, mas vale pra outro dia.

Yamaki

Soul Calibur BR

11 Responses to “Casual Friday: 5 dicas para jogadores intermediários”

  1. Osvaldo Souza Says:

    Aeeeeee
    Dicas pra mim! Gostei, gostei!

    Tenho meu modelo padrão de ataque, mas não tenho as variações caso o oponente defenda. Preciso pensar nelas.

    Massa. Aguardando o próximo!

  2. Leandro Says:

    assino embaixo do que o Yamaki disse.

    Soul é mesmo um jogo mental… pode se dizer, um xadrez de luta.

    uma regra basica é que cada um dos lutadores tem amplas opções de ataque, com pontos positivos e negativos. Eles podem ser classificados com golpes “A” que geralmente são ataques rápidos no sentido horizontal e, por consequência, mais difíceis de serem desviados com passos laterais, e golpes “B” com trajetória vertical, mais lentos, mas muitos têm características especiais, como subjugar uma defesa baixa ou mandar o oponente para o ar e, assim, fazer um “combo” (sequência de golpes com o adversário sem defesa)… Soul é um jogo que privilegia o jogador ofensivo. por exemplo… a defesa simples apenas evita que se perca energia, com a iniciativa do ataque ainda pertencendo ao oponente, somente quando se usa o guard impact (movimento que consiste em acionar a defesa junto ao momento do ataque adversario) o defensor estará em “vantagem”… mas o que não impede que o agressor também use o recurso (como já citado acima pelo yamaki) SALVO quando é o just impact (aquele que da um estralo maior em vermelho)….esse sim te da TODA a vantagem porém é mais difícil de se acertar o “time”.

    enfim… o céu é o limite, quando se trata de SOUL CALIBUR.

  3. Marcelo Says:

    Eu acho que nao fasso nada disso, tirando perder. Eu perco direto. So agora que acho que estou melhorando. Esse jogo e muito dificil e zicado rsss
    Continuem com o trabalho ai caras.

  4. Ferraz Says:

    Tenho aprendido muito nesse site. Mas acho que me falta gente pra jogar comigo. Se alguem jogar na Live me adicione: afaelr.
    deu mto lag jogar contra estrangeiros.

  5. Gustavo Says:

    Muito bom o texto!

  6. esley Says:

    Olá galera, vi o blog pelo anúncio no Orkut, sou doido pra Soul Calibur IV e Residente, meus jogos preferidos, só que não consigo achar campeonatos de SOUL CALIBUR IV na minha cidade, que é Fortaleza-CE. putz, as vezes eu mesmo tenho de fazer…vocês poderiam me ajudar nesse sentido de se surgir algum evento, campeonato em minha cidade me avisarem…? eu agradeço e farei o possível pra estar sempre comentando no blog que achei irado!!! abraços.

  7. esley Says:

    opa, aproveitando a oportunidade…quem quiser me add no soul calibur: EsleyViper

  8. benedito antonio Says:

    olá pessoal,muitas das dicas aki me foram uteis, mas uma coisa me intriga em soul calibur 3 e não tenho respostas poderiam me ajudar?, acontece que vi diversos videos que as animações de throw foram cortadas e com isso foram montados combos de throw, como poderia fazer isso ?

    • vinimf Says:

      Não sei que vídeo vc se refere. Nos mande o link e quem sabe algum de nós possamos responder sua dúvida.

      Abraço!

  9. benedito antonio Says:

    segue ai o link para que possam me ajudar :

    http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQtwIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D1yDNVOzKNp4&ei=7JAPTtbqDoL10gHjlfHFDg&usg=AFQjCNHKC8Oe56NhkaFVYVDUvvocngA3wg

    fallow….

    • vinimf Says:

      Opa camarada, desculpe a demora.

      Então, o jogador ai executa o thow estando de costas para o adversário. Em alguns casos isso provoca alguma espécie de bug ou erro no jogo, aparecendo aquelas animações bizarras.
      Soul Calibur 3 era um jogo cheio de bugs que foram sendo consertados na medida em que os caras da Namco foram soltando mais tiragens do jogo.
      É possivel que a sua versão não possua mais esses erros, mas tente executar esses do vídeo.
      Qualquer coisa, estamos ai.
      Abraço!

Leave a Reply

