Casual Friday: 10 dicas para DESTRUIR seus amigos

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Bom, primeiro eu devo infomar que essas dicas são direcionadas ao público casual… a galera que nem quer pensar em ir em um campeonato ou até gastar mais de 30 minutos para melhorar seu jogo (eu ficaria muito muito muito feliz se vocês mudassem de idéia… mas eu espero que essas dicas ajudem).

Muitos desses detalhes são tão bons que até os melhores jogadores usam (sem abusar claro, pois um jogo previsível é igual a morte em qualquer jogo de luta), são bem simples de se aprender e se aplicar em uma partida. Alguns são apenas dicas quando se usa um personagem e outros são dicas gerais.

OBS: eu irei usar na notação oficial, mas também farei uma “tradução” com base no controle do Playstation.  (além disso, existem formas melhores de usar os golpes apresentados… mas a explicação ficaria muito longa e vale para um próximo post).

10 – Sophitia: Golpes low-mid, high-low-mid e similares.

O modo mais simples de se ganhar com a Sophitia é abusar dos vários golpes que batem em baixo e logo em seguida no meio. Não são golpes rápidos, mas sempre pegam um oponente desavisado…

Exemplo de golpes:

1AA (diagonal trás baixo quadrado, quadrado),

4AAA (trás quadrado, quadrado, quadrado), quando o oponente já defender, use 4AB (trás quadrado, triângulo),

11AA (diagonal trás baixo duas vezes quadrado, quadrado) -> você pode segurar o segundo quadrado para que o segundo golpe seja de fogo,

236AA (Hadouken quadrado, quadrado).

09 – Mitsurugui: 2KB (Baixo + bola, triângulo).

Esse é um dos golpes mais chatos de todo o jogo… o mitsu dá uma rasteira e uma sepadada… se o oponente costuma se levantar no primeiro momento você pode repetir o golpe, e vai pegar todas as vezes (até ele se tocar).

Quando o oponente perceber a besteira você só precisa usar aleatoriamente.

confira o resto após o break.

08 – Cervantes: A+B (Quadrado + triângulo)

Esse golpe coloca o oponente em “shakeable stun” (um stun que pode ser anulado caso o oponente mexa o direcional… mas o oponente não sabe nisso né? ^^)

então você pode usar vários outros golpes como BBB (triângulo X 3) ou outra combinação de sua preferência.

07 – Voldo: 3A, 3BB (diagonal baixo frente quadrado, diagonal bixo frente triângulo triângulo)

O 3A em counter causa um shakeable stun (o mesmo da dica 8 ) e o melhor golpe para usar depois é o 3BB… Além disso, ele causa um dano muito bom na soul gauge (para critical finish).

06 – Astaroth: 1[A]A e 1[A]B (diagonal trás baixo, segure quadrado, quadrado) e (diagonal trás baixo, segure quadrado, triângulo)

Bom, o grandão tem dois golpes que podem irritar muito se o inimigo não está acostumado, o 1[A]A é low/low, e o 1[A]B é low/mid… tem gente que fica louco com isso.

05  – Yun Seong e Xianghua: 44B (trás trás triângulo)

Esse golpe faz com que o personagem recue e ataque novamente. Ótimo para esquivar de um golpe e contra atacar.

E para o o Yun Seong tem mais uma dica:  6BB (frete triângulo, Triângulo)-> ótimo pra quebrar a soul gauge

04 – Kilik: caído no chão A+K (quadrado + bola) e variantes.

O Kilik pode ser muito irritante quando estiver caído no chão.

caído no chão A+K -> Golpe baixo

caído no chão B+K -> Golpe médio

caído no chão A+B -> Golpe de fogo (pode ser cancelado com X ou Bola)

Varie esses golpes quando estiver no chão para surpreender.

03 – Amy: Variações de golpes.

Para quem usava o Raphael no SC3, a Amy é a melhor escolha no SC4.

Ela é uma das melhores personagens, com vários golpes que são chato pra k…

Exemplos de golpes:

6BBB (frente triângulo, triângulo, triângulo)

2B+K (baixo triângulo + Chute) – Golpe baixo e rápido, mas use bem próximo do oponente

3BA (diagonal baixo frente, triângulo, quadrado)

66BA (Frente triângulo quadrado)

02 – Agarrões

Em um jogo não avançado, os agarrões podem causar um estrago e tanto… vou apresentar alguns cenários onde eles podem ser usados com eficácia.

– Agarrar logo que se levantar: caso você esteja caído e o oponente está próximo de você, vale a pena rolar uma ou duas vezes no chão e agarrar log0 no momento que você levanta.

– Agarrar durante o seu ataque: alguns golpes quando defendidos permitem que você agarre o inimigo sem precisar se aproximar mais (personagens com mais alcance como Siegfried, Nightmare, Astaroth, Vader… tem mais chances de usar essa técnica).

– Agarrar o oponente que se levanta: quando alguém está rolando no chão, é forçado a levantar após cerca de 3 segundos… agarre assim que ele levante dessa forma ou quando você sabe que ele se levanta rápido.

01 – Reverse Ring Out

Cara… nada irrita mais que tomar um Ring out quando o oponente estava na beirada… e quase todos os personagens tem um. Eu irei tentar compilar uma lista com os mais fáceis de se fazer. (e sem tradução… vai demorar demais se eu fizer isso…)

Sophitia 33B BT B+K (BT-> quando o oponente estiver de costas), apenas tome cuidado que você pode cair sozinho se estiver colado na beirada.

Appentice: B+G

Algol: WR B, 8A+B

Amy: 6B+K

Cassandra: 33B

Mitsurugi: 3B, 44AA

Hilde B+G

Ivy: A+G

Kilik: 1A+B

Seong Mina: 1A+B

Siegfried: FC B+G (FC = abaixado) ou 1B

Nightmare: FC B+G ou B+G

Astaroth: 63214B+G

Yoshimitsu: 214A+G

Zasalamel: 44B4 ou 4B+K ou B+G

Cervantes: CH 3B, 8(B+K)

Vader: A+G

Conclusão

Espero que isso ajude o jogo de você e seus amigos… e se tem alguém fazendo alguma das “apelações”, semana que vem irei mostrar como jogar contra a maioria dessas dicas.

Não deixe a acessar o blog pois em breve postaremos informações para jogadores intermediários e avançados.

Yamaki

Soul Calibur BR

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